21.9 C
Corupá
quinta-feira, março 28, 2024

Vacinação contra Gripe em idosos ocorre neste sábado em Corupá

GeralVacinação contra Gripe em idosos ocorre neste sábado em Corupá

Corupá recebeu nesta sexta-feira (27) nova remessa com 530 vacinas contra a gripe. A imunização ocorrerá neste sábado (28), das 8h às 12h, novamente na Paróquia São José, no Centro da cidade. O esquema será o mesmo que foi realizado na última segunda-feira (23). Os idosos têm dois pontos para a vacinação no local: um no salão paroquial da Igreja São José e outro no estacionamento da igreja. Para evitar qualquer tipo de aglomeração, eles poderão ser imunizados dentro do carro, como em um “drive-thru”. Ainda não será possível imunizar toda a demanda desta primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação. Corupá deve vacinar 1.690 idosos no total. Se espera que na semana que vem, nova remessa com vacinas sejam enviadas pelo Ministério da Saúde aos estados, que divide e repassa aos municípios. A Prefeitura de Corupá vai informar nova data pelos canais oficiais e pela imprensa.

n

Entenda como será a vacinação neste sábado (28) em Corupá:

n

– Aos idosos que chegarão de carro: o veículo deve entrar pelo estacionamento principal da igreja, que tem entrada na Avenida Getúlio Vargas. O carro vai contornar a igreja até chegar a uma área com toldo. As equipes estarão neste local e o idoso não precisará nem sair do carro. A injeção é aplicada no braço. Orienta-se que o idoso esteja usando manga curta para ser ainda mais rápido. A saída do carro ocorrerá pela Rua Padre Vicente Schmitz. IMPORTANTE! Não leve crianças junto no carro.

n

– Aos idosos que chegarão a pé, de bicicleta ou motocicleta: estes devem seguir diretamente para o Salão Paroquial da igreja, que tem entrada pela Rua Padre Vicente Schmitz. O local passou por nova higienização. Só vai entrar no salão quem for se vacinar. Na entrada, há uma bacia com desinfetante onde o idoso precisa pisar, para higienizar o calçado, antes de entrar. Recomenda-se também o uso de manga curta para agilizar ainda mais a vacinação.

n

– Mais uma vez, os enfermeiros terão apoio de agentes comunitários e demais funcionários da Saúde que vão orientar os idosos.

n

– Todo o processo e o trânsito será monitorado pela PM novamente. Não serão autorizadas aglomerações.

n

Para não restar dúvidas:

n

– Não precisa levar carteira de vacinação neste momento. Apenas identidade.

n

– É relevante ressaltar que a vacinação contra a gripe não previne o Coronavírus. Ao se proteger contra Influenza, menos pessoas adoecem e necessitam de hospitalização. O que deixa as redes de saúde menos sobrecarregadas neste momento de pandemia. Além de que, ajuda a se chegar a um diagnóstico de Covid-19 mais rápido, uma vez que será possível descartar a Influenza em pacientes vacinados.

n

– As equipes não precisam usar luvas para realizar a aplicação da vacina, conforme orientação dos órgãos competentes de saúde. O uso da luva deixa o processo menos ágil. A orientação é aplicar nas mãos e antebraços o álcool gel 70%, como Corupá já havia realizado na última segunda-feira (23).

n

– Esta é apenas a primeira fase da Campanha Nacional da Vacinação Contra a Gripe no Brasil. Neste primeiro momento, ela é destinada aos idosos com 60 anos ou mais e aos agentes de saúde. Confira as próximas etapas:

n

1ª fase (a partir do dia 23/03): idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde;

n

2ª fase (a partir do dia 16/04): professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

n

3ª fase (a partir do dia 9/05): crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência física, visual, auditiva, múltipla, intelectual e mental.

Leia mais:

Leia mais sobre:

Os mais populares