A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza foi adiantada e começa em todo o país nesta segunda-feira, dia 23 de março. Em Corupá, por conta da situação de pandemia do Coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde optou em alterar o local da imunização: para evitar que idosos se desloquem aos postos de saúde, ficou definido que a vacinação ocorrerá no Salão Paroquial da Igreja Católica São José, que fica na Rua Padre Vicente Schmitz, 116, no Centro de Corupá. O local foi completamente higienizado e adaptado para receber o público e o acesso será controlado
nn
A primeira etapa da campanha vai imunizar idosos com e acima de 60 anos e os trabalhadores da Saúde, que estão na linha de frente do atendimento à população. De acordo com o Ministério da Saúde, a priorização dos idosos, mesmo com a não eficácia da vacina de Influenza contra o Coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid-19.
nn
Em Corupá, a vacinação desta primeira etapa da campanha ocorrerá no salão paroquial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30, e de 13h30 às 16h30. Os idosos que tiverem carteira de vacinação devem levar o documento. Caso o morador não tenha, precisa levar documentação com foto. Neste primeiro momento, a Secretaria de Saúde optou em realizar o atendimento por ordem de chegada. “Vamos acompanhar a demanda. Caso verificarmos que muitos idosos procurem a imunização ao mesmo tempo, e que ocorra aglomeração de pessoas no local, vamos avaliar o atendimento por número específico de fichas por dia. Mas o local é amplo, e vamos viabilizar mais de uma ‘salinha’ de aplicação no local, para agilizar o atendimento”, explicou a secretária de Saúde de Corupá, Bernadete Hillbrecht.
nn
A Secretaria de Saúde vai deslocar três enfermeiros para atuarem nesta etapa da imunização. Eles contarão ainda com apoio de agentes comunitários e de funcionários de serviço geral. Os profissionais que vão aplicar as vacinas vão usar equipamentos de segurança como máscaras cirúrgicas, luvas, jaleco com manga comprida e sapatos fechados.
n
Caso algum idoso de 60 anos ou mais não tiver condições de deslocamento porque está doente ou acamado (principalmente com sintomas gripais ou com problemas respiratórios), os familiares devem avisar o posto de saúde de referência (o que fica mais perto da residência da família). Funcionários da saúde irão até a casa do idoso realizar a vacinação.
n
Vacinação das crianças
n
Conforme o Ministério da Saúde, crianças são consideradas multiplicadoras de vírus respiratórios e, por isso, o Programa Nacional de Imunizações do Brasil (PNI) distanciou um público do outro. Serão duas semanas de intervalo entre uma fase e outra.
n
Na segunda etapa da campanha, que começa no dia 16 de abril, entram os professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos.
n
Já partir de 9 de maio, quando também ocorre o Dia D de vacinação, serão imunizadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); pessoas com mais de 55 anos; gestantes; mães no pós-parto (até 45 dias após o parto); população indígena e portadores de condições especiais. A campanha segue até o dia 23 de maio.
n
Nestas duas últimas etapas da campanha, a princípio, este público será vacinado nos postos de saúde de Corupá. Lembrando que os postinhos estão restringindo a entrada de acompanhantes na área interna da unidade. Só entram pais ou responsáveis por crianças, ou acompanhantes de idosos. Todas estas medidas estão sendo adotadas para evitar ao máximo o contágio do Coronavírus no Município.
n
As decisões e orientações em relação ao Covid-19 mudam diariamente, conforme evolução do vírus no país. Todas as medidas adotadaspodem mudar em caso de necessidade. Acompanhe os canais oficiais da Prefeitura de Corupá para novas informações.
n
Etapas da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza:
n
*A partir de 23 de março: Idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores de saúde
n
*A partir de 16 de abril: professores e profissionais das forças de segurança e salvamento.
n
* A partir de 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, doentes crônicos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós-parto, população indígena e portadores de condições especiais.
n
Vacinação das demais doenças
n
A sala de vacinas que fica no PSF3, na Unidade Básica de Saúde do Centro de Corupá (Rua Nereu Ramos), continua aberta para os atendimentos de rotina. A orientação é procurar a unidade em caso de urgência, se não houver como esperar para a imunização ser realizada. O objetivo é que pessoas assintomáticas evitem ao máximo o deslocamento para unidades de saúde.