Funcionários da Secretaria Municipal de Saúde de Corupá estiveram reunidos nesta quarta-feira (18) para definir ações e novas diretrizes ao enfrentamento e prevenção contra o Coronavírus no Município. A partir desta quinta-feira (19), se orienta a população a procurar as unidades de saúde – tanto os postos de saúde, como o Pronto-Atendimento 24 horas – somente em casos de emergência ou urgência. Há uma grande preocupação em evitar ao máximo a aglomeração de pessoas nestes locais para impedir qualquer tipo de contágio.
nn
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), inclusive, o acesso de acompanhantes de pacientes à área interna do posto já está sendo restringido. A orientação é que eles esperem do lado de fora – a não ser casos de pais e responsáveis que precisem acompanhar uma criança ou idoso. A secretaria ainda suspendeu alguns serviços por um período de 30 dias e vai adiar consultas e exames agendados de todos os casos que não são urgentes. Assim que possível, todos os procedimentos serão reagendados.
nn
Confira os serviços de saúde que foram suspensos temporariamente em Corupá:
n
* Consultas eletivas (sem urgência) com ginecologista e pediatria (em Corupá);
n
* Consultas, exames e cirurgias eletivas que seriam realizadas em outras cidades (hospitais e clínicas cancelaram a realização destes procedimentos e visitas);
n
* Transporte de saúde;
n
* Visitas domiciliares dos agentes comunitários e demais profissionais de saúde, ressalvadas situações excepcionais;
n
* Grupos de Gestantes;
n
* Ações e eventos do Programa Bolsa Família;
n
* Atendimento de rotina com dentistas serão adiados, sendo feito somente os atendimentos de urgência e emergência na Unidade Básica de Saúde ESF 3, que fica na Rua Nereu Ramos, no Centro de Corupá;
n
* Fisioterapia Domiciliar e Fisioterapia clínica de todos os pacientes.
n
A Secretaria de Saúde ainda lembra que, conforme decreto nacional, a receita para medicamentos para hipertensos e diabéticos valerá agora por um ano, e não mais para seis meses. O objetivo é justamente evitar que estes pacientes precisem procurar uma unidade de saúde somente para pedir receita e se exponham a um possível contágio.
n
Novas alterações podem ser informadas a qualquer momento, conforme o vírus evolui em Santa Catarina. A Prefeitura Municipal de Corupá vai informar de imediato qualquer mudança.