24 C
Corupá
sábado, abril 13, 2024

Secretaria de Saúde de Corupá anuncia suspensão de serviços por conta do Coronavírus

GeralSecretaria de Saúde de Corupá anuncia suspensão de serviços por conta do Coronavírus

Funcionários da Secretaria Municipal de Saúde de Corupá estiveram reunidos nesta quarta-feira (18) para definir ações e novas diretrizes ao enfrentamento e prevenção contra o Coronavírus no Município. A partir desta quinta-feira (19), se orienta a população a procurar as unidades de saúde – tanto os postos de saúde, como o Pronto-Atendimento 24 horas – somente em casos de emergência ou urgência. Há uma grande preocupação em evitar ao máximo a aglomeração de pessoas nestes locais para impedir qualquer tipo de contágio.

nn

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), inclusive, o acesso de acompanhantes de pacientes à área interna do posto já está sendo restringido. A orientação é que eles esperem do lado de fora – a não ser casos de pais e responsáveis que precisem acompanhar uma criança ou idoso. A secretaria ainda suspendeu alguns serviços por um período de 30 dias e vai adiar consultas e exames agendados de todos os casos que não são urgentes. Assim que possível, todos os procedimentos serão reagendados.

nn

Confira os serviços de saúde que foram suspensos temporariamente em Corupá:

n

* Consultas eletivas (sem urgência) com ginecologista e pediatria (em Corupá);

n

* Consultas, exames e cirurgias eletivas que seriam realizadas em outras cidades (hospitais e clínicas cancelaram a realização destes procedimentos e visitas);

n

* Transporte de saúde;

n

* Visitas domiciliares dos agentes comunitários e demais profissionais de saúde, ressalvadas situações excepcionais;

n

* Grupos de Gestantes;

n

* Ações e eventos do Programa Bolsa Família;

n

* Atendimento de rotina com dentistas serão adiados, sendo feito somente os atendimentos de urgência e emergência na Unidade Básica de Saúde ESF 3, que fica na Rua Nereu Ramos, no Centro de Corupá;

n

* Fisioterapia Domiciliar e Fisioterapia clínica de todos os pacientes.

n

A Secretaria de Saúde ainda lembra que, conforme decreto nacional, a receita para medicamentos para hipertensos e diabéticos valerá agora por um ano, e não mais para seis meses. O objetivo é justamente evitar que estes pacientes precisem procurar uma unidade de saúde somente para pedir receita e se exponham a um possível contágio.

n

Novas alterações podem ser informadas a qualquer momento, conforme o vírus evolui em Santa Catarina. A Prefeitura Municipal de Corupá vai informar de imediato qualquer mudança.

Leia mais:

Leia mais sobre:

Os mais populares