30.2 C
Corupá
quinta-feira, março 28, 2024

Lançamento da 31ª Schützenfest será no próximo sábado (14)

GeralLançamento da 31ª Schützenfest será no próximo sábado (14)
A 31ª Schützenfest será lançada oficialmente na manhã desse sábado (14), com o tradicional desfile do Schützenbaum, previsto para iniciar às 10 horas, envolvendo cerca de 400 participantes, entre membros de grupos folclóricos e da CCO da festa, autoridades e representantes das sociedades de tiro. O percurso compreenderá a Avenida Getúlio Vargas, partindo do prédio da Diretoria de Cultura (antiga Estação Ferroviária), e o Calçadão da Marechal até a Praça Ângelo Piazera, onde o Schützenbaum ficará instalado.

n

nDe acordo com o diretor cultural da CCO, Sidnei Marcelo Lopes, o desfile do Schützenbaum também tem a função de divulgar a Schützenfest, “trazendo para o Centro da cidade esse espirito festivo que é vivido pelas comunidades do interior do município”. Ele destaca que, por trás da festa realizada no Parque de Eventos, tem toda uma tradição cultural vivida nas sociedades. As bandas Cia. Musical Euterpe, Estrela de Ouro e Musical Melodia são as atrações da atividade deste sábado, que tem encerramento previsto para as 12 horas.

n

nSidnei Lopes lembra que a primeira iniciativa para divulgar a 31ª edição da festa foi a Schützenplatz (ou Schützen na Praça), realizada em 24 de agosto, também na Praça Ângelo Piazera. Ele adianta que “Sons e Sabores”, “Tiro Imprensa” e a apresentação do Schützenbier (o chope da festa, desenvolvido pelas cervejarias locais) são os próximos eventos para promover a festa. As três atividades ocorrerão na mesma data e local: dia 24 de outubro, na Sociedade Hansa Humbold, em Corupá. “Essa será a primeira vez que essas atividades ocorrerão fora de Jaraguá do Sul”, destaca Lopes, acrescentando que é uma forma de também valorizar as sociedades que integram a festa e têm sede em outros municípios da região.

n

nSCHÜTZENBAUM – O Schützenbaum tem origem nas festividades do Mainbaum, que significa árvore de maio, realizadas na Baviera, Alemanha. Nessas festas, o tronco de uma árvore é erguido e enfeitado com os símbolos das profissões, das religiões e emblemas políticos e culturais conhecidos na localidade. Simboliza a esperança de uma primavera fecunda e uma boa época de verão. As festividades do Mainbaum foram adaptadas para a região e integram o roteiro da Schützenfest, tendo como significado a “árvore dos atiradores”, que simboliza o desejo de que a festa seja motivo de alegria e confraternização.

Leia mais:

Leia mais sobre:

Os mais populares