Segundo informações repassadas pelos organizadores, mais de 15 mil pessoas estiveram no Seminário Sagrado Coração de Jesus em Corupá durante os três dias da 6ª Fecaplan (Feira Catarinense de Flores e Plantas Ornamentais. O evento, que ocorreu entre os dias 24 a 26 deste mês, mais uma vez impressionou pelo público e número de expositores. Diante de mais um sucesso da feira, as entidades envolvidas já trabalham na organização da próxima edição que ocorrerá daqui a dois anos.nnNúmeros interessantes:n
Os números do setor ao mesmo tempo em que surpreendem explicam o sucesso de seus eventos.
n
Santa Catarina possui 1500 produtores responsáveis por um total de 4.000 hectares de área plantada. São responsáveis pela contratação de 1 empregado por hectare (30% são mulheres) e movimentam aproximadamente R$ 50milhões/ano. Corupá responde por aproximadamente 10% destes números.
n
“Se a economia crescer 10%, os números do setor dobram”, assim considera o joinvilense Roberto Drefahl, um dos mais antigos produtores de plantas de Santa Catarina e expositor da Feira desde a sua primeira edição, e explica “o setor é muito sensível às oscilações da economia, quando ocorre dificuldade financeira ninguém pensa em arrumar um jardim mas, quando a economia vai bem, a situação muda.”.
n
O secretário de desenvolvimento econômico de Corupá Cristiano Hack, responsável pela secretaria que engloba agricultura e meio ambiente, dá uma amostra do que foi a Fecaplant neste ano, “foram mais de 15.000 visitantes entre brasileiros e estrangeiros, (quase o dobro da edição anterior), que geraram um movimento econômico de mais de R$300mil nos três dias de feira, deixando incalculáveis prospecções de negócios realizados e gerados para fechamento nas próximas semanas e meses.”.
n
Já o prefeito João Carlos Gottardi comemora os números da agricultura no município “o setor de plantas ornamentais e a bananicultura representam 30% do nosso PIB, é um número considerável e respeitável”, e finaliza “a Fecaplant foi um sucesso, parabéns aos organizadores e expositores, em nome do município lhes digo Muito Obrigado.”.