22.5 C
Corupá
sexta-feira, março 29, 2024

Sinal analógico de TV em Jaraguá do Sul será desligado dia 5 de dezembro

GeralSinal analógico de TV em Jaraguá do Sul será desligado dia 5 de dezembro

n

Jaraguá do Sul está entre as 13 cidades do interior de Santa Catarina que terão o sinal analógico de televisão desligado a partir do dia 5 de dezembro de 2018. A programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital, com imagem e som de cinema.

n

n

A informação foi confirmada pela Diretora de Operação Regional da Seja Digital, Cheila Zortéa, que se reuniu com o Diretor de Comunicação da Prefeitura de Jaraguá do Sul, nesta terça-feira (17), no sentido de solicitar apoio do Município na divulgação das mudanças. A Seja Digital é a entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital da televisão aberta no Brasil. Criada por determinação da Anatel, a entidade tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits gratuitos com antena digital e conversor com controle para as famílias de menor renda atendidas pelo Governo Federal.

n

n

Conforme Cheila Zortéa, além de Jaraguá do Sul, Blumenau, Joinville, Araquari, Balneário Barra do Sul, Gaspar, Guaramirim, Indaial, Luiz Alves, Massaranduba, Pomerode, São Francisco do Sul e Schroeder também terão o sinal analógico desligado neste mesmo período.

n

n

Segundo a diretora, a migração do sinal analógico de TV para o sinal digital representa um grande avanço tecnológico e coloca o Brasil no mesmo patamar de países como Estados Unidos e Reino Unido. Ao ser desligado, o sinal analógico de TV vai liberar a faixa de radiofrequência dos 700 MHz e permitir que as operadoras de telefonia móvel possam ativar a tecnologia 4G, que é mais veloz, tem melhor qualidade, e maior cobertura, inclusive em ambientes fechados.

n

n

Para informar e preparar a população, a estratégia da Seja Digital é implementar campanhas e ações que mantenham a entidade muito próxima das comunidades menos digitalizadas em cada uma das cidades. É o que acontecerá em Jaraguá do Sul, de acordo com o Diretor de Comunicação da Prefeitura, Giovane Mazzini. “Como estamos no mês de aniversário de Jaraguá do Sul, com uma programação variada em vários locais e públicos diversificados, daremos a oportunidade para a Seja Digital divulgar o serviço, que é de muita importância para a população, já que a mudança irá implicar na perda do sinal de TV do sistema atual”, comenta.

n

n

A Seja Digital já fez esta ação em mais de 600 cidades brasileiras, por meio de campanha com filmes na TV e na internet, peças de comunicação por toda a região e equipes atuando em locais estratégicos para abordar a população e orientar sobre a instalação da antena, do conversor e como fazer o agendamento para retirar o kit gratuito.

n

n

A Seja Digital tem como parte de suas atribuições distribuir kits gratuitos com antena e conversor para a população de menor renda atendida pelo Governo Federal. A lista com os nomes é fornecida pelo Governo Federal para que a Seja Digital informe ao público por meio de cartas e campanhas de comunicação e possa agendar a retirada dos equipamentos. Os kits gratuitos são compostos de antena digital e conversor com controle remoto. Em Jaraguá do Sul, existem 8.300 famílias inscritas no Cadastro Único e têm direito ao kit.

n

n

Para saber se tem direito ao kit gratuito, basta acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Se o nome estiver na lista, deverá escolher dia, horário e local para agendar a retirada do kit gratuito. Caso não esteja na lista, basta preencher o formulário com os dados de contato para que a pessoa possa receber em primeira mão a orientação necessária sobre como preparar sua residência para receber o sinal digital de TV.

n

n

Sobre a Seja Digital

n

n

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

n

Leia mais:

Leia mais sobre:

Os mais populares