A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou na segunda-feira (23) em Corupá, acompanhando o calendário nacional que vai até o dia 1º de junho. Mas segundo a Vigilância Epidemiológica e Imunização do município, a procura ainda é baixa. A ação é promovida pelo Ministério da Saúde para diminuir o impacto da gripe em todo o País.
n
Em Corupá, o público-alvo da campanha chega a 4.570 pessoas e que compreende: crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais (idosos), trabalhadores de saúde e professores, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.
n
n
A aposentada Iracema Cardoso, de 93 anos, deu exemplo e foi logo cedo esta semana no posto de saúde para receber a dose da vacina contra a gripe. “Tomo a vacina todos os anos. Assim não fico doente com facilidade. Os idosos devem se vacinar, pois é uma forma de se cuidar”, recomenda.
n
n
A vacina contra influenza será aplicada nos quatro postos de saúde de Corupá de segunda a sexta-feira das 8h às 11h15 e das 12h30 às 16h, portanto o público-alvo da campanha deve procurar o posto mais próximo de sua residência. O dia D (12 de maio) será realizado somente no posto de saúde do Centro (EFS3) das 8h às 17h.
n
Segundo a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica e Imunização da Secretaria de Saúde de Corupá Dayana Mahs de Freitas, as crianças menores de cinco anos de idade serão vacinadas apenas na Unidade Básica de Saúde – Sala de Vacina – localizada no posto do Centro (ESF 3), pois a dosagem da vacina e a técnica de aplicação é diferenciada.
n
Os pacientes acamados e deficientes físicos que não conseguem ir até o posto de saúde de origem para aplicação da vacina, bem como seus cuidadores, serão vacinados em casa pelo coordenador de Estratégia de Saúde da Família.