19.8 C
Corupá
sábado, maio 25, 2024

Mutirão Veja+Corupá vai atender 400 pacientes nesta semana

GeralMutirão Veja+Corupá vai atender 400 pacientes nesta semana

A Secretaria de Saúde de Corupá realiza até sábado (14) a segunda etapa do Mutirão “Veja + Corupá”. O mutirão, que iniciou na segunda-feira (9) vai atender 400 pessoas que já estavam na fila de espera para consultas e exames de visão. A estrutura de atendimento foi montada no posto de saúde do Centro (ESF3). Algumas pessoas que serão atendidas estão na fila desde 2014, já outras marcaram consultas ano passado e este ano.

n

n

Na primeira etapa do mutirão realizado em novembro do ano passado foram realizados 568 atendimentos e registradas apenas 32 faltas. Na época, a demanda por uma consulta desta especialidade em Corupá era de mais de 800 pessoas sendo que algumas estavam na fila desde 2012.

n

n

O prefeito de Corupá João Carlos Gottardi, ressalta que além da área de oftalmologia que teve reduzida a fila de espera desde o ano passado, a Prefeitura já conseguiu diminuir a demanda por consultas cardiológicas e dobrou o número de consultas pediátricas por conta da contratação de médicos que atuam diretamente nos postos de saúde.

n

n

Segundo o secretário de Saúde Irineu Pasold, o atendimento do Mutirão “Veja+Corupá” será realizado pela Clínica de Correção da Visão Ribeirão Preto credenciada pela Prefeitura para atendimento da demanda oftalmológica do município. Os pacientes têm o atendimento totalmente gratuito. Atualmente Corupá tem uma demanda mensal de 50 consultas oftalmológicas e, após o encerramento do mutirão, as consultas vão ocorrer na filial da Clínica de Correção da Visão instalada em Jaraguá do Sul.

n

n

Para agendar as consultas do mutirão, servidores da Secretaria de Saúde ligaram para os pacientes que estavam na fila de espera por consultas e exames com prioridade para as pessoas que estão mais tempo na lista de espera e aquelas que não conseguiram comparecer ou não foram encontradas para participar do mutirão do ano passado.

n

n

Os profissionais da clínica contratada para as consultas e exames atendem em uma sala de triagem e outra para consultas e exames oftalmológicos no posto de saúde ESF 3 e durante os seis dias do Mutirão “Veja+Corupá” atenderão 67 pacientes no total nos períodos da manhã e tarde.

n

n

Atendimento eficiente

n

Helena da Silveira, de 51 anos, foi umas das pacientes que foi atendida esta semana na segunda etapa do Mutirão Veja+Corupá. Ela conta que outras vezes que precisou consultar com um oftalmologista no município teve de esperar de dois a três anos para ser chamada. Desta vez, marcou a consulta em outubro do ano passado e foi chamada agora. Helena tem diabetes e a doença afeta a visão. Durante o mutirão ela passou por exames e por consulta com a oftalmologista Marina Barreiros. “Fui muito bem atendida. Na minha opinião a saúde em Corupá está ótima”, comentou.

n

Leia mais:

Leia mais sobre:

Os mais populares