21.9 C
Corupá
quinta-feira, março 28, 2024

Defesa civil alerta para tempestades na região

GeralDefesa civil alerta para tempestades na região
*AVISO METEOROLÓGICO*

n

*Temporais localizados*

n

n

*Início*: 24/01/2018 às 11:00h

n

*Fim*: 24/01/2018 às 23:59h

n

n

*Regiões*: Todas

n

*Previsão*: pancadas de chuva, com temporais localizados entre a tarde e noite, acompanhados de descarga elétrica, fortes rajadas de vento (acima de 60 km/h) e granizo isolado. As chuvas, mesmo de curta duração, podem ser de forte intensidade, acumulando pontuais de 30 a 60mm em uma hora.

n

*Atenção*: chuva mais intensa e tempo severo na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, acumulando total de 60 a 80mm em 12 horas.

n

*Sistema*: forte calor com passagem de frente fria.

n

n

Laura Rodrigues e Marilene de Lima –  Meteorologistas (Epagri/Ciram)

n

n

*RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL/SC*

n

n

*Alagamentos/inundações*: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

n

n

*Deslizamentos de terra*: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a *Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193*.

n

n

*Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo*: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Leia mais:

Leia mais sobre:

Os mais populares