Banner-Otica-Behling-Corupaense-640x167

A Secretaria Municipal de Educação de Corupá encaminhou uma pesquisa às escolas, que deverá ser respondida pelos pais ou responsáveis, sobre a intenção de retorno às atividades presenciais nas unidades de ensino do município, previsto para o dia 18 de fevereiro, seguindo o calendário da rede estadual.

Os pais podem optar pelo ensino presencial ou 100% remoto.  Independente do modelo escolhido, deverão comparecer à escola até amanhã (9) para assinar o termo de responsabilidade. A fim de evitar aglomeração, cada unidade de ensino elaborou um cronograma.

Aulas em dois modelos no ano letivo de 2021: presencial/misto e 100% remoto

A Secretaria de Educação trabalhará com dois modelos: presencial/misto e 100% remoto. O primeiro presencial/misto será aplicado nas escolas que dispuserem de salas com infraestrutura adequada para realizar o distanciamento de 1,5 metro exigido entre as carteiras dos alunos.

Haverá atendimento de 50% da turma na primeira semana e 50% na semana seguinte. Esse modelo incluirá a maioria dos alunos, funcionando com a alternância dos grupos que frequentam a escola e dividido em dois momentos: o “Tempo Escola” e o “Tempo Casa”.

O “Tempo Escola” consiste no atendimento presencial na unidade escolar, com turmas subdivididas em grupos. Já as atividades pedagógicas que compõem o “Tempo Casa” podem ser realizadas com ou sem a mediação por tecnologias digitais, com orientação para que as escolas criem dinâmicas para que estudantes sem acesso possam integrar-se às atividades em espaços disponibilizados na unidade. O atendimento presencial nesse modelo se dará de até cinco vezes por semana.

 

Nesses dois modelos, a recomendação às escolas é a organização da carga horária priorizando horários concentrados nas turmas (aulas-faixa), para evitar trocas de sala constantes. O aluno deve permanecer na sala e, se possível, a carteira deve ser marcada para que o estudante use sempre a mesma.

Os estudantes terão um cronograma semanal e se revezarão durante a semana entre aulas presenciais e remota.  Vale salientar que até as aulas iniciarem, a situação sanitária ainda pode mudar.

 

Telefones das escolas e CEI´s de Corupá:

Centro de Educação Infantil Dona Nina: (47) 3375-2014

Centro de Educação Infantil Gertrudes Steffen: (47) 3375-2718

Centro de Educação Infantil Franz Dorn: (47) 3375-1186

Centro de Educação Infantil Bomplandt: (47) 3375-2824

Escola Municipal de Ensino Fundamental Aluísio Carvalho de Oliveira: (47) 3375-1822 / 0448

Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Mees: (47) 3375-0476

Escola Municipal de Ensino Fundamental José Pasqualini: (47) 3375-2210

Escola Municipal de Ensino Fundamental São José: (47) 3375-0077

Cejac (Centro de Educação de Jovens e Adultos) – Unidade Descentralizada de Corupá: 3375-3097

 

 

 

Centros de Educação Infantil

Nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), o atendimento também inicia no dia 18 de fevereiro com as crianças já matriculadas. Os diretores já estão entrando em contato com os pais para definirem o período de atendimento.

As regras sanitárias com percentuais de crianças e distanciamento também precisam ser cumpridas na educação infantil. O chamamento de novas crianças será feito pela equipe da secretaria de Educação, após o dia 18 de fevereiro, respeitando a lista de cadastro.

Para cumprimento das regras, haverá rodízios de crianças por turnos. Um grupo (50% da turma) permanecerá no período matutino e os demais no período vespertino.

 

Mais informações: 3375-1399

 

Banner-Web-Portal-O-Corupaense-640x167