A pandemia do coronavírus impulsionou o desenvolvimento de novas soluções, produtos e negócios, principalmente, na área da saúde. É o caso da Doctor-U, uma cabine de telemedicina desenvolvida pela Bold em parceria com a Unimed Grande Florianópolis.
Pelo equipamento, os pacientes conseguem realizar uma consulta a distância, de forma segura, confortável e prática. Na Doctor-U ainda é possível fazer aferições como temperatura corporal, pressão arterial, IMC, peso, altura e percentual de gordura. Para isso, basta informar o CPF no tablet disponível na cabine e seguir as instruções do sistema.
Todas as informações são registradas e disponibilizadas para os profissionais durante o atendimento, permitindo um diagnóstico e tratamento mais assertivo. O paciente também tem acesso aos dados assim que finaliza a consulta. O objetivo da cabine é facilitar e conectar o paciente de maneira mais rápida e segura com os médicos.
O projeto conta com a qualidade dos produtos Bold, possuindo sistema de ventilação silencioso, sensor de movimento, isolamento acústico e iluminação LED. Com a regulamentação da telemedicina no Brasil devido à pandemia, a solução desenvolvida pela empresa jaraguaense poderá ser aplicada em outros ambientes, como estações de metrô, shoppings, centros corporativos, aeroportos e até empresas que desejam oferecer atendimento médico aos colaboradores. Para esses casos, a Bold lançou no mercado a MedCall.
A cabine, além de contar com equipamentos e acessórios necessários para a realização de exames e consultas e oferecer dados em tempo real para a geração de relatórios e gráficos estatísticos, possibilita a integração com sistemas de RH, auxiliando os departamentos de segurança do trabalho e medicina preventiva. Desta forma, a tecnologia oferece vantagens como redução do absenteísmo e baixa taxa de sinistralidade com planos de saúde nas empresas, pois permite o contato dos colaboradores com equipes médicas no próprio ambiente de trabalho com comodidade e alto custo-benefício.
Com a MedCall, os usuários têm acesso a atendimento com clínico geral 24 horas e consultas com psicólogos e nutricionistas por agendamento. Outras especialidades devem ser agregadas ao serviço, como pediatria, visando suporte médico aos filhos dos colaboradores. Mais um benefício da cabine é que, pela plataforma, podem ser emitidos atestados, receitas médicas e laudos. Também é possível solicitar exames de maneira remota. Os procedimentos são realizados pelo envio de um link por SMS ou e-mail para o paciente.