Banner-Otica-Behling-Corupaense-640x167
Lideranças representativas de Corupá estiveram na agência regional da Celesc em Jaraguá do Sul hoje – 2 – à tarde
O prefeito de Corupá, Luiz Carlos Tamanini, a presidente da câmara de vereadores, Bernadete Hillbrecht, a presidente da Associação Empresarial, Débora Tomelin, o presidente da associação dos consumidores da Celesc, Dr. Herrmann Suesenbach, o secretário executivo da ACIAC, Jean Chilomer, e o vereador, Lairton Müller, líder do governo na câmara, estiveram na tarde desta terça-feira (2) com o gerente regional da agência da Celesc em Jaraguá do Sul, Danilson Wolff. Na pauta, a busca por uma solução aos sucessivos cortes no fornecimento de energia elétrica ocorridos nos últimos dias em diversos pontos de Corupá, principalmente na região do bairro Seminário, Vila Izabel e outras localidades do interior.

Hildo Bedin, supervisor de projetos da Celesc, com o prefeito de Corupá, Luiz Carlos Tamanini
No encontro, foram informados de que técnicos da Celesc estão percorrendo as linhas de transmissão que abastecem essa região para detectar eventuais problemas que estejam provocando os desligamentos. “Já realizamos alguns ajustes no sistema de proteção, tornando-o mesmo sensível. Essa medida deverá minimizar bastante o problema. Duas chaves de proteção também serão instaladas na Vila Izabel e na Henrique Fuck e caso haja algum problema nessa rede, os demais consumidores não serão afetados”, disse o gerente regional da Celesc.
Danilson Wolff também determinou o corte de vegetação próximo à rede e a permanência de uma equipe de plantão em Corupá além do horário comercial, como acontece atualmente. A ideia é dar uma resposta mais rápida no restabelecimento da energia.
Nova Linha de Transmissão
A Celesc concluiu na última sexta-feira (29), o processo de licitação para construção de uma nova rede de abastecimento de energia elétrica que atenderá aos moradores da Rua Francisco Mees até a Vila Izabel. A obra está programada para o segundo semestre deste ano. Paralelamente, continua a implantação da rede trifásica na Rua Otto Hilbrecht, bairro Bomplant, num total de 3 quilômetros. “A empresa vencedora da licitação enfrenta problemas com a falta de cabos e outros componentes no mercado. Por isso, o serviço está um pouco atrasado”, explicou Danilson.
Outra melhoria programada também para iniciar nos próximos três meses é a implantação de uma rede compacta na Rua Felipe Schmidt, Vila Izabel, até as proximidades do Seminário Sagrado Coração de Jesus, na Rua Roberto Seidel, que substituirá a atual. A obra será realizada pela empresa CGH Santo Antônio, que administra a usina construída no Rio Novo, que está em operação desde novembro de 2019. A proposta é transferir toda a rede que passa em meio a propriedades rurais, sujeita a queda de árvores na fiação, para as margens da estrada, utilizando cabos cobertos.
Comunidade está no limite
Para o prefeito de Corupá, Luiz Carlos Tamanini, a comunidade não suporta as sucessivas quedas no fornecimento de energia elétrica. “A população está no limite e nós enquanto prefeitura, estamos fazendo a nossa parte que é cobrar uma resposta da Celesc. O encontro de hoje, com a participação de representantes de todos os setores da comunidade, foi muito importante e esperamos que as providências anunciadas pela Celesc sejam suficientes para diminuir drasticamente esse problema”, destacou.
Banner-Web-Portal-O-Corupaense-640x167