A Polícia Civil faz novo ALERTA, a fim de proteger a população da região, evitando transtornos e prejuízos financeiros.

A vítima recebe uma ligação de um criminoso que se passa por funcionário do banco ou da administradora do cartão e até mesmo por Policial. Ele diz ao cliente que seu cartão de crédito foi clonado e necessita ser substituído. Para isso, a vítima precisa digitar a senha do cartão em seu celular e quebrar o cartão ao meio.

Depois, o golpista informa que um motoboy ou algum funcionário do banco vai buscar o cartão antigo. Com o chip e os dados do cartão em mãos, os golpistas fazem compras em nome da vítima.

Destaca-se que em muitos dos golpes a pessoa que busca o cartão se passa também por funcionário de banco ou até mesmo Policial, utilizando-se de crachá da instituição para dar maior credibilidade ao engodo. O que demonstra que os criminosos se valem de diversas artimanhas para ter êxito na empreitada criminosa. Na maioria das vezes a ação dos criminosos se volta a pessoas idosas.

Como se prevenir:

Inicialmente, vale ressaltar que os bancos não recolhem cartões destruídos. Se alguém ou alguma empresa se oferecer para isso, cuidado, pode ser um golpe.

Caso você desconfie de alguma ligação vinda de funcionário de banco ou administradoras de cartão, DESLIGUE o telefone e retorne para a Central de Atendimento de Cartões, ligando de outro número de telefone ou preferencialmente de 5 a 10 minutos após a ligação suspeita.
(os crimonosos grampeiam o telefone do cliente por até 2 minutos após a finalização do contato, mesmo o cliente ligando para o número informado no cartão ou no site do Banco é o fraudador quem “atende” a ligação do cliente).

É importante frisar que bancos nunca recolhem cartões bancários, mesmo que inutilizados.

Não é recomendado que clientes digitem ou informem senhas a qualquer pessoa, principalmente por telefone.

Caso precise jogar fora um cartão, destrua-o completamente, cortando seu chip ao meio, e nunca o entregue a ninguém.

Registre Boletim de Ocorrência

Caso tenha sido vítima do golpe, deverá registrar boletim de ocorrência, que pode ser feito através da Delegacia Virtual da Polícia Civil. É importante q vítima guarde todos os documentos e informações utilizadas no golpe pelos criminosos, para posterior apresentação na delegacia quando intimado para tanto.

Aquele que pratíca o chamado “golpe do motoboy” poderá ser responsabilizado pelo crime de furto qualificado, cuja pena máxima chega a 8 anos de reclusão e multa. A Polícia Civil instaurou procedimento investigatório para apurar os fatos ocorridos em nossa região.

Fonte: saobentonoticias

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp