O Portal Tim Francisco realizou entre os dias 28 e até às 17 horas do último dia 30, uma consulta junto aos seguidores para conhecer a preferência dos eleitores corupaenses diante dos nomes apresentados como postulantes à candidatura de prefeito para as próximas eleições. No total, 913 pessoas responderam ao questionamento que apresentava como pré-candidatos e em ordem alfabética o atual vice-prefeito, Arno Neuber (PP), que obteve 6,9%. A atual secretária municipal de saúde, Bernadete Hillbrechet (PSD) ficou com 5,5% da preferência, enquanto que o vereador, Felipe Rodrigues (PSDB), obteve 7%. O menos votado foi o ex-secretário de obras, Everaldo Mokwa, que conseguiu 2,4%. Neste caso, houve um equívoco na montagem do gráfico e inicialmente, Mokwa apareceu como filiado ao PSD, quando na verdade, pertence aos quadros do PDT. Quando foi realizada a correção, ela já havia recebido alguns motos. Para não causar qualquer prejuízo, o portal levou em conta a soma das duas votações.

Votação acima de dois dígitos

Pela ordem e de acordo com os votos recebidos, o médico Marcelo Ferreira (sem partido), ficou com 10,3% da preferência dos internautas e o Loriano Rogério Costa ( Kutcha – PSDB), obteve 11,8 por cento. O atual presidente da câmara de vereadores de Corupá, Lairton Müller (MDB), foi o segundo melhor posicionado, com 14,6 por cento dos votantes, enquanto que o grande vencedor foi o ex-prefeito, Luiz Carlos Tamanini, também do MDB, com 41,4%. No início do mês de abril, o Portal Tim Francisco fará uma nova consulta e incluirá mais nomes que eventualmente possam surgir no cenário político local, assim como a opção “outros” e “nenhum deles”, ausência reclamada por muitos seguidos que não desejavam optar por nenhum dos nomes apresentados na consulta.

Os três primeiros colocados

Foto: Luiz Carlos Tamanini : 41,4%

Foto: Lairton Müller: 14,6%

Foto: Loriano Costa (Kutcha): 11,8%

A votação

Elaborado por um técnico da informação, o programa permitia apenas a captura de um voto por IP (número que identifica um dispositivo em uma rede). Embora algumas pessoas insistiam em escolher mais de uma vez, buscando favorecer o seu nome preferido, um código de segurança criado especificamente para este fim, impossibilitava que as demais tentativas fossem computadas ao resultado final. Convém salientar que a consulta foi informal, não levando em conta critério técnicos que fazem parte de uma pesquisa eleitoral realizada por um dos mais diversos institutos disponíveis no Brasil.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp