A Secretaria Municipal de Saúde de Corupá confirmou nesta segunda-feira (17) que um novo foco de mosquito da Dengue foi registrado no Município. O foco positivo para a doença foi encontrado em uma armadilha que está localizada na Rua Hercílio Luz, no Centro de Corupá. De acordo com a Vigilância Epidemiológica do Município, em dezembro do ano passado foram registrados os únicos três focos em Corupá naquele ano, todos no bairro Bomplandt. “Encontramos um dos focos em uma armadilha e os outros dois em residências próximas. Agora, este ano, foi encontrado um no Centro. As pessoas precisam cuidar”, explicou a gerente administrativa da Vigilância em Saúde, Giovana Odvazny. Desde 2016 que não são registrados casos da doença na cidade, informou a Secretaria Municipal de Saúde.
Mosquito transmite três doenças
O mosquito transmissor da Dengue, o Aedes aegypti, também transmite chikungunya e o vírus zika. Trata-se de um mosquito urbano que procura áreas com maior concentração de pessoas. A reprodução acontece em água limpa e parada. As fêmeas do mosquito colocam os ovos em diversos tipos de criadouros.
O mosquito tem tamanho pequeno, cor marrom e nítida faixa curva na cor branca, de cada lado do toráx. Nas patas, apresenta listras brancas. Eles costumam picar durante o dia.
Para evitar que novos focos apareçam em Corupá, é preciso a colaboração de todos os moradores. O cuidado básico é evitar água parada em qualquer tipo de recipiente.
Dicas:
– Tampe tonéis e caixas d’água;
– Mantenha calhas sempre limpas;
– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
– Mantenha lixeiras tampadas;
– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
– Quem tiver piscina muito tempo parada e com água dentro, atenção extra;
– Retire a água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
– Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;
– Limpe ralos e canaletas externas;
– Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
– Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água.
– Quem tiver lagoa em sua propriedade com peixe, não precisa se preocupar. Os peixes costumam comer as larvas dos mosquitos.