22.5 C
Corupá
sexta-feira, março 29, 2024

Reunião acerta detalhes sobre segurança nos eventos do Dia da Banana

GeralReunião acerta detalhes sobre segurança nos eventos do Dia da Banana

“https://www.facebook.com/porttoni/”>n

Representantes da Prefeitura de Corupá, da Associação dos Bananicultores de Corupá (Asbanco), da Polícia Militar e do Grupo Pedala+Corupá participaram no começo desta semana de reunião para discutir os detalhes sobre segurança para os eventos abertos que integram a programação do Dia da Banana que ocorre de 8 a 21 de agosto em Corupá. A extensa programação contará com desfile, exposições, food truck, Stammtisch, trilhão, passeio ciclístico, encontro de carros antigos, apresentações culturais, concurso de cucas, das musas da banana, de fotografia, da logomarca e slogan, palestras, feira de artesanato e o 7º Workshop Catarinense de Indicações Geográficas (de 8 a 10 de agosto) que tem como foco a indicação que Corupá e região vão receber de banana mais doce do Brasil.

n

A programação do Dia da Banana é organizada pela Asbanco e Cooper Rio Novo e conta com apoio da Prefeitura de Corupá, Câmara de Vereadores, Epagri, Cidasc, Funturismo, Aciac, Aprosul, Abajas, SCRCred e entidades e empresas parceiras do município.

n

Estiveram presentes na reunião que ocorreu na Prefeitura, o prefeito João Carlos Gottardi, a secretária de Educação e Cultura Rosane Martini Berti, a diretora executiva de governo Kelly Alves de Souza, o engenheiro agrônomo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Lucas Trevisan, a diretora executiva da Asbanco Eliane Müller, o comandante do Grupamento da Policial Militar de Corupá sargento Sérgio Pádia da Rosa e os representantes do Grupo Pedala+Corupá Osmar Bezerra e Oscar Linzmeyer.

n

Entre as atrações que acontecerão nas ruas centrais de Corupá e na Praça Artur Müller estão o desfile em comemoração ao Dia da Banana em 12 de agosto com início às 10 horas. Mais de 200 máquinas agrícolas se inscreveram para participar do evento que também contará com a premiação das mais enfeitadas. O desfile vai ocorrer na Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Corupá, e vai encerrar com a concentração dos agricultores no Seminário Sagrado Coração de Jesus para almoço e escolha das Musas da Banana (categorias adulto e infantil) na tarde do dia 12.

n

Nos dias 18 e 19 de agosto, outra atividade da programação do Dia da Banana serão o espaço para food truck e a Stammtisch, o Banana Bike e trilhão da banana e o Encontro de Antigos de Corupá que vão ocorrer na Praça Artur Müller e na Rua Getúlio Vargas.  A diretora executiva da Asbanco Eliane Müller ressalta que a vasta programação do Dia da Banana conta com a parceria de dezenas de entidades do município e foi organizada de uma forma que toda a população possa participar. “Sentimos orgulho de nossa cidade e pelo que ela representa no cenário estadual e nacional de produção da banana e tudo isto é valorizado por meio da realização dos eventos do Dia da Banana”, acrescenta.

n”https://www.facebook.com/tim.francisco.16″>n

Segundo o comandante do Grupamento da Policial Militar Sérgio Pádia da Rosa, todos esses eventos ao ar livre, terão o apoio da Polícia Militar para o fechamento das ruas e orientação do trânsito. Segundo a diretora executiva da Asbanco Eliane Müller, o Grupo Chave 13 também vai auxiliar na organização do desfile de maquinários agrícolas no dia 12 que vai contar com o apoio da PM.

n

O prefeito João Carlos Gottardi ressalta a importância da realização das comemorações do Dia da Banana e o apoio dado pela Prefeitura em toda a programação. “As festividades do Dia da Banana enaltecem os nossos bananicultores e o município que é Capital Catarinense da Banana. A programação é uma forma de unir a população de Corupá e região e valorizar essa cultura que em breve vai nos colocar em maior destaque com o recebimento da Indicação Geográfica da região que produz a banana mais doce do Brasil”, acrescenta.

n

Sobre o Dia da Banana e a Indicação Geográfica

n

O Dia da Banana é um decreto municipal de 2012 que valoriza a produção da banana em Corupá. As festividades em comemoração ao Dia da Banana integram o calendário de eventos do município e além de movimentar o comércio e a população local e da região, é motivo de orgulho por parte dos agricultores pela atividade que exercem.

n

Desde 2014, os produtores de banana de Corupá, Jaraguá do Sul, Schroeder e São Bento do Sul, por meio da Asbanco em parceria com o Sebrae, lideram movimento na região para a busca do selo de Indicação Geográfica (IG), do Ministério da Agricultura. Com o slogan “Doce por Natureza”, foram realizados estudos e levantamentos para comprovar que a fruta produzida na região é a mais doce do Brasil e que foram concluídos no final de 2016 e agora aguardam a certificação do IG.

n

O grande diferencial da banana da região de Corupá é o sabor da fruta, que é mais doce do que as demais produzidas em outras regiões do País. O sabor se deve à combinação de clima, relevo e temperatura da região. Com um tempo maior para se desenvolver e amadurecer, a fruta acaba acumulando mais minerais e açúcares tornando a banana região de Corupá muito mais doce.

n

O termo “indicação geográfica” é firmando quando produtores, comerciantes e consumidores começaram a identificar que alguns produtos de determinados lugares apresentavam qualidades particulares, atribuíveis à sua origem geográfica, e começaram a denominá-los com o nome geográfico que indicava sua procedência.

Leia mais:

Leia mais sobre:

Os mais populares