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quinta-feira, abril 25, 2024

Contorno Oeste desafogará a malha urbana de Jaraguá do Sul

GeralContorno Oeste desafogará a malha urbana de Jaraguá do Sul

No último dia 5 de dezembro representantes de Jaraguá do Sul, Massaranduba e Guaramirim, do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e da empresa de engenharia Sotepa de Florianópolis estiveram reunidos na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) em Jaraguá. Na pauta do encontro: o Contorno Oeste. Segundo o diretor do Instituto Jourdan da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Luiz Fernando Marcolla, a obra é de vital importância para o município já que pretende tirar o chamado “trânsito de passagem” do Centro de Jaraguá, desafogando a malha viária do município.

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O Contorno Oeste fará a ligação de 14 KM entre os bairros Barra do Rio Cerro e Nereu Ramos desviando o “trânsito de passagem”, da área central de Jaraguá do Sul. “Hoje todas as pessoas que vem da região, do Meio-Oeste de Santa Catarina, via Rio do Sul, Blumenau, Pomerode quando passam por Jaraguá principalmente em direção a São Bento, Rio Negrinho e Mafra obrigatoriamente passam pelo Centro de Jaraguá. “O Contorno Oeste permitirá que esses motoristas desviem da região central saindo diretamente em Nereu Ramos, daí seguindo sua viagem normalmente”, explicou o diretor.

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Marcolla adiantou que no início do próximo ano funcionários e topógrafos da Sotepa (que ganhou o processo licitatório do Deinfra para elaborar o projeto) estarão na cidade para fazer as medições, levanta todos os dados sobre possíveis interferências para poderem concluir o projeto que deverá ser entregue até maio de 2018 ao Governo do Estado. No entanto, no encontro já foi apresentado um traçado prévio do contorno..

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O novo acesso vai passar por bairros como Barra do Rio Cerro, Jaraguá 84, Ribeirão Cavalo. “Mas área fora do perímetro urbano como na região do Pico Malwee, Estrada também serão afetadas. As pessoas que moram e tem propriedades nessas regiões, receberão em breve visita de funcionários da Sotepa para fazer a topografia. É importante que elas estejam informadas da enorme importância desta obra para a cidade”, observou Marcolla. “Quando melhorias como essa e na própria BR 280 estiverem concluídas daremos outra característica ao nosso município: de uma cidade pequena e afetada pelos problemas de mobilidade para uma condição de infraestrutura de cidade grande”.

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Além de Marcolla, participaram do encontro na ADR por Jaraguá, o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Udo Wagner e a engenheira civil da área de mobilidade do Jourdan, Luciana Hartmann. Os jaraguaenses aproveitaram para entregar ao Deinfra e à Sotepa uma pauta com algumas reivindicações. “Parte delas já estavam contempladas na apresentação da Sotepa. No entanto a gente solicitou ao Deinfra que contemplasse um viaduto na BR 280, permitindo que essa rodovia estadual (Contorno Oeste) entrasse em nível inferior, passando por baixo deste viaduto. Foi nos dito que no orçamento não havia essa previsão. No entanto, acho que enquanto município vamos trabalhar junto ao Estado para ver se viabilizamos também esse viaduto no final do trajeto do contorno”, disse o diretor do Jourdan.

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