21.9 C
Corupá
quinta-feira, março 28, 2024

Tudo o que você precisa saber sobre o coronavirus. Suspeita é que a cobra seja a transmissora.

GeralTudo o que você precisa saber sobre o coronavirus. Suspeita é que a cobra seja a transmissora.
n

Fonte: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/01/23/o-que-se-sabe-e-o-que-ainda-e-duvida-sobre-o-coronavirus.ghtml

n

A nova epidemia de coronavírus já matou 131 pessoas e infectou mais de 5,9 mil em pelo menos 18 países, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, o Ministério da Saúde afirmou que investiga três casos suspeitos: em São Leopoldo (RS), Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG).

nn

n

n

1. Qual é a origem do vírus?

n

n

n

n

O novo vírus é apontado como uma variação da família coronavírus. Os primeiros coronavírus foram identificados em meados da década de 1960, de acordo com o Ministério da Saúde. A variação que está infectando diversas pessoas na China e em outros 12 países é conhecida tecnicamente como 2019-nCoV. Ainda não está claro como ocorreu a mutação que permitiu o surgimento do novo vírus.

nn

n

n

2. Onde surgiram os primeiros casos?

n

n

n

n

A Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu o primeiro alerta para a doença em 31 de dezembro de 2019, depois que autoridades chinesas notificaram casos de uma misteriosa pneumonia na cidade de Wuhan, metrópole chinesa com 11 milhões de habitantes, sétima maior cidade da China e a número 42 do mundo.

nn

n

n

3 . O que é responsável pela transmissão?

n

n

n

n

Ainda não se sabe como se deu a primeira transmissão para humanos, a suspeita é que foi por algum animal silvestre, mas ainda não se sabe qual foi o responsável nem como ele transmitiu a doença, e nem mesmo se o novo vírus está associado a animais marinhos. Entretanto, uma pesquisa de cientistas chineses diz que a hipótese mais provável é que o animal seja uma cobra.

nn

n

n

5. Onde ocorreu a primeira morte?

n

n

n

n

Na China, em 9 de janeiro. Um homem de 61 anos foi a primeira vítima. O paciente foi hospitalizado com dificuldades de respiração e pneumonia grave, e morreu após uma parada cardíaca. Naquele momento, 41 pessoas já haviam se infectado.

nn

n

n

6. Que medidas foram adotadas para evitar a proliferação do vírus?

n

n

n

n

Ao menos dez localidades chinesas suspenderam a circulação do transporte público, uma medida para tentar evitar que o vírus se espalhe. Todas estão na província de Hubei. É na província de Hubei que está Wuhan, cidade considerada epicentro da doença. Wuhan está sob quarentena. As outras cidades afetadas pela medida são EzhouHuanggangChibiXiantaoZhijiangQianjiangHuangshiXianning Yichang.

nn

n

n

7. Como ocorre a transmissão?

n

n

n

n

A transmissão de pessoa para pessoa foi “provada”, admitiu o cientista chinês Zhong Nanshan à rede estatal CCTV em 20 de janeiro. O que ainda precisa ser esclarecido, de acordo com o infectologista Leonardo Weissmann, é a capacidade de transmissão.

nn

n

n

8. Quais são os sintomas?

n

n

n

n

Foram identificados sintomas como febre, tosse, dificuldade em respirar e falta de ar. Em casos mais graves, há registro de pneumonia, insuficiência renal e síndrome respiratória aguda grave.

nn

n

n

10. Há vacina disponível?

n

n

n

n

Ainda não há vacina disponível.

n

nn

n

n

n

n

n

n

n

n

Leia mais:

Leia mais sobre:

Os mais populares