Início Cidade Registradas 300 capturas de animais silvestres. Gambás,bugio e cobras fazem parte da...

Registradas 300 capturas de animais silvestres. Gambás,bugio e cobras fazem parte da lista.

120
0
COMPARTILHAR
O Programa de Resgate de Animais da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente atingiu a marca de 300 animais silvestres retirados de áreas urbanas e soltos em áreas de preservação desde 2017 até o último dia 19 de outubro. Desde sua implantação, o programa vem se estruturando para atender a demanda.
A ficha de resgate número 300 foi de uma Cobra-cipó (Chironius sp.). A espécie que vive, geralmente, em cima das árvores, até pode descer no solo para se alimentar de anfíbios ou pequenos roedores. A cobra foi resgatada no bairro Centenário e a soltura aconteceu numa área de preservação no Jaraguazinho. Os resgates são coordenados pelos biólogos Gilberto Duwe e Christian Raboch Lempek.
“https://www.facebook.com/porttoni/”>

De acordo com eles, dependendo dos casos, antes da soltura, os animais recebem atendimento de emergência. O setor mapeia áreas para a soltura, evitando a superpopulação, termo usado quando determinada espécie aumenta drasticamente em um curto período de tempo, a ponto de causar desequilíbrio no ecossistema.
Serpentes, gambás, lagartos, tamanduás, corujas, gaviões, e até bugios estão na lista dos animais resgatados neste período.
Para reforçar o serviço, neste ano, a Prefeitura, por meio da Fujama, repassou kits de captura de animais silvestres para os Bombeiros Voluntários e Defesa Civil. Os Bombeiros receberam três kits avaliados em R$ 1,5 mil cada e que contém gancho e pinça para captura de cobras, puçá, caixa de transporte de cobras e outra de animais silvestres de pequeno porte, como gambás. A Defesa Civil recebeu um kit com os mesmos equipamentos.
A responsabilidade pela captura de animais silvestres continua sendo da Fundação de Meio Ambiente, que pode ser acionada pelos telefones 0800-642-0156 ou 3273-8008. No entanto, nos períodos em que não ha expediente na Fujama – à noite e nos fins de semana –, os Bombeiros já vêm prestando este serviço para a população.
Com a chegada do calor, devem aumentar as capturas de cobras, segundo adiantou o chefe de Educação Ambiental da Fujama, Christian Raboch Lempek.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here