Início Cidade Procura pela vacina contra gripe é baixa nestes primeiros dias da campanha

Procura pela vacina contra gripe é baixa nestes primeiros dias da campanha

121
0
COMPARTILHAR

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou na segunda-feira (23) em Corupá, acompanhando o calendário nacional que vai até o dia 1º de junho. Mas segundo a Vigilância Epidemiológica e Imunização do município, a procura ainda é baixa. A ação é promovida pelo Ministério da Saúde para diminuir o impacto da gripe em todo o País.

Em Corupá, o público-alvo da campanha chega a 4.570 pessoas e que compreende: crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais (idosos), trabalhadores de saúde e professores, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.

A aposentada Iracema Cardoso, de 93 anos, deu exemplo e foi logo cedo esta semana no posto de saúde para receber a dose da vacina contra a gripe. “Tomo a vacina todos os anos. Assim não fico doente com facilidade. Os idosos devem se vacinar, pois é uma forma de se cuidar”, recomenda.

A vacina contra influenza será aplicada nos quatro postos de saúde de Corupá de segunda a sexta-feira das 8h às 11h15 e das 12h30 às 16h, portanto o público-alvo da campanha deve procurar o posto mais próximo de sua residência.  O dia D (12 de maio) será realizado somente no posto de saúde do Centro (EFS3) das 8h às 17h.

Segundo a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica e Imunização da Secretaria de Saúde de Corupá Dayana Mahs de Freitas, as crianças menores de cinco anos de idade serão vacinadas apenas na Unidade Básica de Saúde – Sala de Vacina – localizada no posto do Centro (ESF 3), pois a dosagem da vacina e a técnica de aplicação é diferenciada.

Os pacientes acamados e deficientes físicos que não conseguem ir até o posto de saúde de origem para aplicação da vacina, bem como seus cuidadores, serão vacinados em casa pelo coordenador de Estratégia de Saúde da Família.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here