13.9 C
Corupá
sexta-feira, abril 19, 2024

Vereador critica aumento no IPTU em Jaraguá do Sul

GeralVereador critica aumento no IPTU em Jaraguá do Sul

MANUTENÇÃO EM CAPELAS

n

Jackson de Ávila relatou que esteve em um velório no último final de semana e um munícipe o abordou solicitando a manutenção das cadeiras, aparelhos de ar condicionado e pintura do local. O vereador alerta que muitas capelas mortuárias estão em más condições e precisam de atenção do poder público.

n

Marcelindo Gruner fez coro a Ávila e ainda ressaltou sua indicação de número 115/2018 que pede a instalação de internet wi-fi na capela Victório Lazzaris no bairro Vila Lenzi. Segundo ele, a Prefeitura já sinalizou com a possibilidade de isso se tornar realidade em breve e acredita que as manutenções nas instalações das capelas também possam ser feitas.

n

 

n

HIDROTERAPIA NO SUS

n

Jackson de Ávila também contou que pediu à Secretaria Municipal de Saúde para que um morador fosse atendido pelo SUS em sua residência. O munícipe necessita de um tratamento de hidroterapia, mas o SUS não oferece esse serviço, por conta disso a reivindicação não foi atendida. Ávila ficou indignado com a situação e afirmou que pretende conversar com o prefeito Antídio Lunelli para resolver a questão.

n

 

n

DIA DO REPÓRTER

n

Pedro Garcia celebrou o Dia do Repórter, comemorado em 16 de fevereiro. “Eu admiro bastante esses profissionais que se dedicam e buscam desempenhar um trabalho sério e responsável para a nossa sociedade. Os meus parabéns por esse dia tão importante”, cumprimentou.

n

 

n

VIAS DAS TIFAS

n

Celestino Klinkoski pediu à Secretaria de Obras e Serviços Públicos que dê uma atenção maior às comunidades do interior do município que, segundo ele, sofrem bastante com as chuvas e precisam de reparos constantes em suas vias.

n

 

n

COBRANÇA PARA ASFALTO

n

Ademar Winter demonstrou indignação pelo projeto de lei n° 17/2018 que tramita na Casa de Leis. O PL visa autorizar o Executivo a cobrar dos moradores da Rua Leodato José Garcia, no Braço Ribeirão Cavalo, uma contribuição de melhoria para a realização de obras de asfaltamento. Winter lembra que outras ruas não são tratadas da mesma maneira, estando livres desse tipo de cobrança, e questiona a diferenciação.

n

Arlindo Rincos recorda que a Leodato José Garcia é um corredor de ônibus. “Nunca foi cobrado o asfalto em corredores de ônibus, mas agora querem cobrar? Isso não está certo”, critica.

n

 

n

ATUALIZAÇÃO DO IPTU

n

Winter ainda ressaltou o aumento do IPTU que algumas regiões da cidade estão registrando. Ele assegura que no bairro Rio da Luz a maior parte das residências teve o valor do imposto dobrado. Winter mostrou as despesas de uma família deste bairro que teve o IPTU aumentado de R$ 1.300 para R$ 4.200.

n

Marcelindo Gruner salientou que haviam distorções a serem corrigidas e que a atualização do imposto era necessária. Em todo caso, Gruner lembra que os moradores que se sentirem prejudicados pela atualização podem recorrer à Secretaria Municipal da Fazenda para pedir uma revisão do valor do seu imóvel. “Todo cidadão que não concordar com o valor que está ali tem direito a uma revisão do IPTU. E se for verificado que há injustiça, será corrigido”, garantiu.

n

 

n

EMPREENDEDORISMO NO PÓRTICO

n

Eugênio Juraszek vai cobrar do Executivo uma transformação do Pórtico na entrada da cidade, na Rodovia Wolfgang Weege, em um local de vendas de produtos artesanais produzidos em Jaraguá do Sul. O vereador sugere que uma concessão possa ser feita para uma entidade que tenha interesse em vender produtos que poderiam ir desde lembranças artesanais a comidas tradicionais jaraguaenses. Juraszek acredita que essa ação simples possa fomentar muito o turismo da cidade.

n

 

n

ASFALTO DA AUGUSTO DEMARCHI

n

Arlindo Rincos mostrou preocupação com relação às obras de asfaltamento da Rua Augusto Demarchi no bairro Rau. O parlamentar colocou em dúvida a qualidade da base que está sendo feita para receber a camada de asfalto. Além disso, afirmou que os tubos de 40 centímetros que farão a drenagem da via não serão suficientes para escoar as águas da chuva. Rincos pediu ao presidente da casa, Anderson Kassner, que traga o projeto da obra para saber se tudo está ocorrendo de forma correta e como está previsto no documento.

Leia mais:

Leia mais sobre:

Os mais populares