25.8 C
Corupá
quinta-feira, março 28, 2024

Concessionária de ferrovia propõe parceria com a Prefeitura para projeto de horta comunitária

GeralConcessionária de ferrovia propõe parceria com a Prefeitura para projeto de horta comunitária

Parceria entre a Prefeitura e a Associação dos Ferroviários de Corupá (AFEC), por meio da Programa Trem do Bem de Voluntariado da Rumo, será colocada em prática no município por meio da implantação de uma horta comunitária às margens da ferrovia no Centro. Esta semana, representantes da Rumo, concessionária do transporte ferroviário em seis estados, participaram de reunião com o prefeito João Carlos Gottardi e os secretários de Desenvolvimento Econômico Cristiano Hack, de Educação Rosane Berti e de Infraestrutura Hediberto Berthelsen e o empresário Fábio Espíndola para falar sobre o projeto. Também esta semana foi realizada uma visita à área que pode receber a horta com representantes da Prefeitura e da empresa.

n

A ideia é de que a Prefeitura auxilie o Programa Trem do Bem a preparar uma área pertencente à Rumo às margens da ferrovia e perto da estação de Corupá e repasse mudas para que a comunidade e alunos de escolas possam plantar no local e colher o que for cultivado.

n

O Programa Trem do Bem de Voluntariado foi lançado pela empresa Rumo em meados de 2017 e tem como objetivo organizar e estimular as ações voluntárias dos colaboradores da empresa e parceiros externos.  Em seis meses, os voluntários do programa já realizaram ações com crianças, idosos, de proteção aos animais, hortais comunitárias, entre outros.

n

Segundo a relações sociais da Rumo em Curitiba, Maria Dantas, o programa já atua em cidades dos seis estados em que a empresa mantém atividades e em Santa Catarina já ocorreu um projeto de voluntariado do Trem do Bem em Mafra ano passado envolvendo um abrigo de crianças e um asilo. Neste ano a proposta é de que ocorra em Corupá com implantação de uma horta comunitária.

n

O prefeito João Carlos Gottardi recebeu bem a ideia da parceria para a realização do Programa Trem do Bem e destacou a importância do envolvimento dos voluntários da empresa Rumo e da comunidade. “Apoiamos ações que tragam benefícios para a comunidade e esta é prova de que pode dar certo, pois além de aproveitar uma área que estava parada, também vai garantir o plantio e colheita de alimentos saudáveis para as pessoas que estiverem envolvidas”, destacou. Gottardi comenta que o setor social da Prefeitura também deve ser envolvido no projeto.

n

O presidente da Associação dos Ferroviários de Corupá (AFEC) Rodrigo de Campos, solicitou quando ocorreu a visita do prefeito e dos secretáriosde Obras Hediberto Berthensen e de Desenvolvimento Econômico Cristiano Hack à área sugerido para receber o programa que seja nivelado o terreno e doadas as mudas e sementes pela Prefeitura. Depois disso, a comunidade deve ser envolvida no plantio e colheita.

Leia mais:

Leia mais sobre:

Os mais populares