30.2 C
Corupá
quinta-feira, março 28, 2024

Autarquia Águas de Corupá alerta população para cuidados com lixo cortante

GeralAutarquia Águas de Corupá alerta população para cuidados com lixo cortante

A Autarquia Águas de Corupá solicita à população que tome cuidado ao separar o lixo que será descartado. Conforme relatos de funcionários da empresa Serrana, responsável pelo recolhimento dos resíduos sólidos no município, algumas pessoas estão depositando vidros quebrados e outros objetos cortantes de forma inadequada no lixo comum o que vem ocasionando acidentes com os coletores.

n

Ferimentos causados por objetos cortantes são uma realidade na rotina dos funcionários que trabalham na coleta de lixo de Corupá. Tem sido grande a incidência de cacos de vidro e outros materiais cortantes e perfurantes colocados no lixo sem a proteção adequada.

n

Segundo o presidente da Autarquia Águas de Corupá Renato Wedderhoff, a empresa Serrana relatou que quatro coletores sofreram cortes nos braços e mãos entre os meses de novembro e dezembro depois de recolherem sacos com vidros quebrados colocados de forma incorreta. Apesar dos coletores usarem luvas, isto não impede o ferimento no caso do contato com objetos cortantes.

n

Renato comenta que é grande o número de pessoas que colocam cacos de vidro, espetinhos, agulhas de injeção e até recortes de folhas de metal (utilizados em calhas) no lixo sem a devida proteção.

n

Para não expor os coletores de lixo a estes riscos, o presidente da Águas de Corupá destaca que principalmente neste período de fim de ano, os cuidados devem ser redobrados, pois aumenta o número de garrafas e outros objetos cortantes que podem ferir os coletores.

n

Confira algumas dicas de descarte correto de lixo cortante:

n

1 – Cacos de vidro, latas e espetos – podem ser armazenados em garrafas PET, caixinhas de leite ou embrulhados com jornal ou papelão para depois serem descartados no lixo doméstico ou reciclável.

n

2 – Materiais de medicamentos, seringas, lâminas, devem ser levados a um posto de saúde para que seja feita a coleta e o descarte apropriado, não oferecendo riscos ao usuário, trabalhador ou meio ambiente.

Leia mais:

Leia mais sobre:

Os mais populares