26 C
Corupá
quinta-feira, abril 18, 2024

Cinco mil pessoas acompanharam o primeiro desfile da Schützenfest

GeralCinco mil pessoas acompanharam o primeiro desfile da Schützenfest
n

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, das Associações dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocú e Comissão Central Organizadora (CCO) da 29ª Schützenfest promoveram o primeiro desfile da Festa dos Atiradores, na manhã deste domingo (12). A Polícia Militar estima um público de cinco mil pessoas, entre participantes do desfile e visitantes. Organizado na Walter Marquardt – que dá acesso ao Parque Municipal de Eventos –, o desfile foi assistido por milhares de pessoas, que após, se deslocaram ao local da festa, onde prossegue a programação deste domingo até por volta da meia-noite.

n

O pelotão com as bandeiras do Brasil, Santa Catarina, e dos municípios de Schroeder, Corupá, Guaramirim e Jaraguá do Sul, conduzidas pelos representantes dos Grupos filiados à Liga dos Grupos Folclóricos de Jaraguá do Sul, abriu o desfile. Em seguida, vieram os brasões da Schützenfest e dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocú, acompanhados do Rei e a Rainha dos Atiradores, Fabio Vinicius Dematte Rainha e Valéria Westphal Bargen, respectivamente.  Atrás, as Majestades do Tiro 2017, com os reis, rainhas do tiro, 1º e 2º cavalheiros, 1ª e 2ª princesas, os campeões das competições de tiro entre as 15 sociedades participantes da Schützenfest, nas modalidades chumbinho, seta e carabina 22. 

n

A rainha e as princesas da festa vieram na sequência, antecedidas pelo prefeito Antídio Aleixo Lunelli e o vice, Udo Wagner. A Rainha Alice Bast, 1ª Princesa Vanessa Siewerdt e a 2ª Princesa Juliana Uenning, desfilaram com o mascote da Schützenfest o Wilfried.

n

Na sequência, desfilou a diretoria da Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocú – ACSTVI, fundada em 18 de março 1989 com o intuito de congregar as sociedades de tiro da região e realizar a Festa dos Atiradores, para resgatar e fortalecer a tradição do tiro. 

n

O próximo pelotão foi o das candidatas a Rainha e Princesas da 30ª Schützenfest, as 15 Rainhas eleitas pelas Sociedades em 2017 e que, automaticamente são candidatas à Rainha da 30ª Schützenfest. O Concurso e Coroação das Majestades da Schützenfest 2018 acontecerá no último dia da festa, ou seja, dia 19 de novembro, às 19 horas no Pavilhão A. Os integrantes da CCO vieram na sequência, abrindo espaço para o desfile das sociedades.

n

A primeira foi a Sociedade Esportiva Recreativa Bandeirantes, de Schroeder, fundada em 12 de março de 1967. A Sociedade Recreativa Vitória do Rio da Luz veio em seguida. Fundada em 1943. Desde aquela época praticavam o tiro ao alvo e seus sócios eram treinados para fazer a busca do Rei. A Sociedade Amizade foi a terceira a desfilar, lembrando da história, e da manutenção do estilo das festas de Rei e Rainha até os dias atuais. 

n

Fundada em 1915, a Associação Recreativa e Cultural Rio da Luz – Salão Barg, ressaltou o objetivo da preservação das tradições germânicas, especialmente as festas de Rei e de Rainha, bem como a prática do tiro esportivo. A Sociedade Atiradores Independência, fundada em 30 de setembro de 1958, mostrou um pouco do trabalho que é desenvolvido com os associados e com a comunidade.

n

Os integrantes do Clube Atlético Baependi destacaram a história iniciada com a Sociedade Atiradores Jaraguá que foi fundada em 1906 e que, hoje, são atualmente 1.444 sócios titulares, que representa 5.990 associados. A Sociedade Recreativa Alvorada também apresentou seus destaques, entre eles, o Grünnes Tall e a Winterfest. A Associação Esportiva e Recreativa Vieirense, fundada em abril de 1943, no bairro Vieira, tem aproximadamente 180 sócios e levou boa parte deles para o desfile, junto com o Grupo Folclórico Neue Heimat

n

O pelotão seguinte foi o das demais entidades, que abriu com o Grupo Folclórico Sünnros Volkstagruppe, fundado no ano de 1987, no Centro Educacional Evangélico e que, atualmente conta com mais de 100 dançarinos. 

n

Os brinquedos da família Schroeder, continuam chamando a atenção do público que prestigia o desfile. Eles foram feitos com intuito de abrilhantar mais o desfile da Schützenfest. Quando fabricados se pensou em fazer algo diferente do que já existia, segundo o criador. Tudo começou em 2002, quando foi criada a Bicicleta Centopéia. Em 2003, a família levou para o desfile o Barril e, em 2004, a ‘jabiraca’ apelidada de Festwagen.

n

Leia mais:

Leia mais sobre:

Os mais populares